25 de fev de 2009

Dimmer com Triac

Apresentação
O eficiente controle da velocidade de uma ferramenta ou eletrodoméstico motorizado pode ser feito com o uso de um bom dimmer. Os motores elétricos usados em equipamentos para demonstrações em Feiras de Ciências poderão apresentar suas velocidades de rotação controladas por esse dimmer. O dimmer eletrônico ou controle de potência de estado sólido que sugerimos utiliza um TRIAC. O que ele faz?
O que o circuito faz é controlar o ângulo de condução desse componente eletrônico. Disparando-o em diversos pontos do sinal senoidal da rede elétrica domiciliar, é possível aplicar a uma carga (motor, lâmpada incandescente, estufa, secador de cabelos etc.) potências diferentes.
Assim, se o disparo for feito no início do semiciclo, todo ele (o semiciclo de potência) poderá ser
conduzido para a carga e ela receberá potência máxima. Entretanto, se o disparo ocorrer no final do semiciclo, pequena parcela da energia será conduzida até a carga que operará com potência reduzida. continua>>>

Arquivo em formato PDF, contém o esquema eletrico, a relação de materiais + observações, o esquema para montagem e a explicação do funcionamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário