23 de mar de 2011

Modificar fonte ATX para Bancada de Eletrônica.

Uma boa fonte é um dos principais acessórios para bancada uma eletrônica, porém fontes custam caro, para tentar baratear o custo
Poderíamos montar uma, mas não é uma tarefa muito fácil. Para que a fonte tenha uma corrente alta teríamos que utilizar um trafo muito grande, radiadores de calor, componentes difíceis de achar, caixa para colocar a fonte, etc., etc... que no final das contas sairia mais caro que comprar uma nova.
Para montar uma fonte chaveada vc teria que ser realmente fera em eletrônica.

Uma excelente alternativa seria modificar uma fonte ATX usada em computadores para uma fonte para bancada. Fontes ATX "genéricas" não custam tão caro e podem ser facilmente encontradas em lojas de pc's novas ou usadas, desde que esteja funcionando corretamente. Fontes ATX podem chegar a altos níveis de corrente e contam com proteção contra curto.

Materiais necessários:

01 Fonte ATX funcionando.
04 (ou mais) Bornes fêmeas para pino banana.
02 Leds, vermelho e verde.
01 Resitor de potênca 10W de 10 ohms.
02 Resistores de baixa potência de 330 ohms.
01 Botão Switch.

O esquema para montagem é básicamente este:








Se vc for montar com uma fonte que já estava em uso não se esqueça de descarregar os capacitores antes de abrir a fonte, colocando os terminais do resistor de 10 ohms entre o foi preto e o vermelho.

Não mecha na fonte com ela ligada na tomada, recomenda-se deixar ela desligada por algumas horas para que descarregue completamente.

Lembre-se que uma corrente superior a 200 mA pode ser fatal!!!

Muito cuidado!!!!


A fonte não liga se não tiver em uso, ou seja, para que ela funcione precisamos colocar um resistor de potência entre os terminais preto e vermelho. Vc pode substituir o resistor por qualquer outro componente de consuma alguma corrente, pode ser um cooler por exemplo.

O esquema de tensão dos fios é este:
Image and video hosting by TinyPic

Neste equema que fiz usa-se somente as tensões +12V +5V e -12V, mas se quiser pode "puxar" outras tensões com -5V e +3,3V se achar necessário.

As correntes fornecidas pelas tensões podem chegar em média:
(450w)

+12V= 18A

-12V= 01A

+05V= 50A

+05sb = 2,5A

-05V= 0,8A

+3,3V = 28A

Lembre-se que em caso de soma de tensões, como por exemplo, utilizar
+12V + (-12V) para obter 24V a corrente que predomina sempre é a mais baixa, que neste caso seria de 01A.

Para montagem mecânica, basta usar a imaginação!


4 comentários:

  1. DA PRA FAZER ISSO COM UMA FONTE AT , MELHOR AINDA DEIXA TANTO AT E ATX REGULAVEL ,CASO AFIRMATIVO ME MOSTRE OS ESQUEMAS

    ResponderExcluir
  2. Como faço para adicionar um voltímetro analógico 0-30v?

    ResponderExcluir
  3. Normalmente, só de ligar (curto-circuitar) o fio verde ao terra, a fonte arma e tem as tensões normais de 5 e 12 volts... Esse resistor não seria para ligar o fio verde ao terra, fornecendo uma pequena carga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem alguma carga a fonte não liga, não me lembro bem, fiz esta postagem em 2011! mas lembro que coloquei um resistor e um led para ela funcionar!!! valeu!!!

      Excluir